Santa Margarida Maria Alacoque foi uma freira que fazia parte da Ordem da Visitação, foi à ela no dia 27 de dezembro de 1673 durante a adoração que Jesus apareceu e revelou seu Sagrado Coração, pedindo a ela que falasse sobre a importância da devoção ao seu coração.
Jesus pediu que os cristãos guardassem a Santa Missa e a comunhão nas primeiras sextas-feiras durante nove meses consecutivos em reparação ao desprezo e sacrilégios que sofria durante a eucaristia por muitos na igreja, e aos que cumprissem seu pedido deixou doze promessas sendo a principal que por sua misericórdia receberiam a graça da penitência final e teriam refúgio em seu coração.
O Papa Pio X estendeu a festa para toda a igreja no dia 23 de agosto de 1856, e é comemorada na sexta-feira da semana posterior a semana de Corpus Christi. O coração representa o amor de Deus por nós, e acatar a devoção ao seu Sagrado Coração é uma forma de retribuir uma parte desse amor, é amadurecer a fé e buscar santificação.
Este dia fecha uma sequência de grandes festas no calendário litúrgico, é um convite íntimo de Jesus, para buscarmos a transformação em nós que ele nos promete, a Ele devemos esse voto por tão imenso amor, que todos busquem adorar o Sacratíssimo Coração de Jesus.
As outras promessas de Jesus:
1 – Conceder-lhe-ei todas as graças necessárias ao seu estado.
2 – Porei a paz em suas famílias.
3 – Consolá-los-ei nas suas aflições.
4 – Serei seu refúgio na vida e especialmente na hora da morte.
5 – Derramarei copiosas bênçãos sobre suas empresas.
6 – Os pecadores encontrarão no meu Coração a fonte, oceano infinito de misericórdia.
7 – Os tíbios se tornarão fervorosos.
8 – Os fervorosos alcançarão rapidamente grande perfeição.
9 – Abençoarei os lugares onde estiver exposta e venerada a imagem do meu Coração.
10 – Darei aos sacerdotes a força de comover os corações mais endurecidos.
11 – O nome daqueles que propagarem esta devoção ficará escrito no meu Coração e de lá nunca será apagado.
Oração ao Sagrado Coração de Jesus
Meu Sagrado Coração de Jesus, em vós deposito toda confiança e esperança.
Vós que sabeis tudo, Pai, o Senhor do Universo, Sois o Rei dos Reis, Vós que fizeste o cego ver, paralítico andar, o morto voltar a viver, o leproso sarar.
Vós que vedes as minhas aflições, as minhas angústias, bem sabeis, Divino Coração, como preciso alcançar esta graça: (pede-se a graça com fé).
A minha conversa convosco me dá ânimo e alegria para viver, só de Vós espero com fé e confiança; (pede-se novamente a graça).
Fazei, Sagrado coração de Jesus, que antes de terminar esta conversa, dentro de nove dias, alcance esta tão grande Graça; e para Vós agradecer, divulgarei esta Graça para que os homens, aprendam a ter fé e confiança em Vós.
Iluminai os meus passos, Sagrado Coração de Jesus, assim como esta luz esta nos iluminando e testemunhando a nossa conversa.
Sagrado Coração de Jesus, eu tenho confiança em Vós, Sagrado Coração de Jesus, aumente ainda mais a minha fé.
Amém.
Fontes: https://cruzterrasanta.com.br ; https://formacao.cancaonova.com