“E Maria disse: “Minha alma glorifica ao Senhor,
meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,
porque olhou para sua pobre serva. Por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,
porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.”
– São Lucas 1:46-49
Maria, Nossa Senhora, Mãe de Jesus, Rainha, e tantos outros títulos que ela carrega, a conhecemos, principalmente por ter dado o seu “sim” a vontade de Deus e através do Espírito Santo gerar Jesus, filho de Deus para que o maior propósito – nossa salvação – fosse cumprido. Tudo isso a partir daquele “sim”. Com devoção e admiração conhecemos suas características, o exemplo de mulher, sua maternidade, sua humildade, sua coragem, sua quietude e piedade, e, para nos aprofundarmos em sua história, importância, e virtudes temos um mês dedicado a Maria.
Mas porquê maio?
Mês das Flores
Entre várias explicações e reflexões, ressaltamos aquelas escritas pelo Cardeal John Henry Newman em sua obra póstuma “Meditações e Devoções”. Levando em consideração que ele morava no hemisfério norte, descrevia a beleza do mês de maio, pois era quando se abriam as flores e os pastos se tornavam verdejantes, era o mês das flores e auge da primavera.
Cita Newman em seu livro: “Porque os dias se tornam longos, o sol nasce cedo e se põe tarde – acrescenta. Porque semelhante alegria e júbilo externo da natureza são os melhores acompanhantes da nossa devoção Àquela que é a Rosa Mística e a Casa de Deus.”
Nossa Senhora de Fátima
Também é válido relembrar que Nossa Senhora de Fátima fez sua aparição em Portugal aos três pastorinhos no mês de maio, exortando sobre a oração e mudança de vida. Ela nos aconselha como mãe que cuida e pede, perante os cenários de guerras, que rezemos o terço para alcançarmos a paz. Frente ao cenário atual do mundo, necessitamos contar com sua misericórdia e intercessão.
O que devemos fazer?
Neste mês como católicos, devemos fortalecer nossas orações, reforçar nossa consagração, rezar o terço, participar dos sacramentos e realizar as novenas dedicadas a Maria junto a igreja. Se houver interesse de maior aprofundamento, é interessante fazer leituras espirituais como estas sugeridas:
- Três sermões sobre Maria – Padre Antônio Vieira
- Devocionário de Nossa Senhora das lágrimas – Rita Elisa Sêda
- O diário do silêncio – Ana Lígia Lira
- Glórias de Maria – Afonso de Ligório
Maio deve ser inteiramente dedicado a meditar nas virtudes de Nossa Senhora e a descansar em seu colo de mãe.
“Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.”
Fontes: Arautos do evangelho ; canção nova; com. Shalom; edições cnbb