Como fazer uma boa confissão?

Como fazer uma boa confissão?

O sacramento da Penitência, foi instituído por Cristo para que os pecados cometidos após o Batismo, em virtude da absolvição sacramental, fossem perdoados ao fiel contrito e confessado. Somente por ele, o homem em pecado pode reconciliar-se com Deus. Quando me confesso é para me curar, para curar a minha alma, o meu coração.

 

Mas o que é preciso para confessar bem? 

Inicialmente, coloque-se em oração e peça a Deus a graça de uma sincera contrição. Em seguida, faça um bom exame de consciência. Mas para que a confissão seja válida, o arrependimento sincero por ter ofendido a Deus, ter o firme propósito de mudança, e reparar o mal cometido cumprindo também a penitência imposta pelo confessor, são fundamentais.

É o momento de ser sinceros consigo mesmo e com Deus, sabendo que Ele não quer que os nossos pecados passados nos oprimam, antes deseja libertar-nos deles para podermos viver como bons filhos seus.

 

Confissão na prática

A confissão deve ser breve. Por isso, a importância de fazer um bom exame de consciência. Você deve ser objetivo, e não contar toda a história de como aconteceu o pecado. 

E não se preocupe, pensando coisas como: “O que o padre vai pensar de mim?” O padre não vai ficar pensando nada sobre você.

Ele recebe a graça de acolher, ouvir, dar uma direção. Pela imposição das mãos dos apóstolos, pela graça da sucessão apostólica, os sacerdotes são colaboradores dos bispos, dos primeiros apóstolos que deram este poder para os outros apóstolos até chegar aos de hoje. O padre é um escolhido; e independente de sua santidade, quando ele ministra e perdoa os pecados, a pessoa está perdoada.

Acesse os vídeos abaixo e confira tudo o que é necessário, para que sua confissão seja bem feita:

Passo a passo para fazer uma Santa Confissão

Como confessar corretamente ao padre

O que NÃO dizer na confissão

Também indicamos um bom exame de consciência. Separe um tempo, vá para um lugar tranquilo e faça-o com calma, sempre pedindo a Deus, a graça de um coração contrito.

Exame de Consciência 

Te desejamos uma Santa Confissão!

 

 

 

Fontes: padrepauloricardo.org, opusdei.org, diocesedeluziana

Compartilhe esse conteúdo: