Quem foi São João Batista?

“Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia das sandálias.
Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo.”
Marcos 7:8

Quem foi João Batista?

Filho de Zacarias e Isabel, foi consagrado desde o ventre de sua mãe a Deus, que já no início teve uma concepção milagrosa dado sua idade avançada, João por toda sua vida teve um grande propósito e este já tinha sido anunciada em Isaías 40:3, o profeta que prepararia o caminho de Jesus, ” eu sou a voz que clama no deserto” (Jo 1:23) .

Sua missão

Ao chegar o tempo de iniciar sua missão, ele se dispôs a uma vida de penitência no deserto com jejum e oração, e já pregava a todas pessoas, sobre arrependimento dos pecados, batismo, mas principalmente as boas novas, e falava ao povo sobre aquele que viria e os preparava para receber Jesus. Ele ficou muito conhecido e seu ensinamento chegou a muitos.

Sendo da família de Jesus, foi a profeta mais próximo a Ele, e o anunciou “eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo”. Era conhecido pelos batismos no Jordão e foi quem batizou Jesus, e pregou ao povo : “Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, mas aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu e nem sou digno de carregar suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo.” (Mateus 3:11)

Um homem virtuoso
Esse santo ficou marcado por suas tantas virtudes, de bondade, gratidão, humildade, sua fidelidade e perseverança ao seu chamado, um exemplo de homem de fé. Foi fiel e exerceu seu propósito até sua morte que aconteceu a pedido de Salomé ao rei Herodes que mandou decapita-lo. Este homem veio ao mundo para dar testemunho da verdade e cumpriu com honra.

O dia que é celebrado seu nome é o dia 24 de junho, mas todo o mês é dedicado a esse santo com as populares festas juninas, que além de ser celebrado pela igreja católica, também se tornou uma festa cultural pelo Brasil. Sua história nos inspira e nos leva a fortalecer nossa fé, e podemos pedir a São João Batista, a ser como ele, e também anunciar o nome de Jesus Cristo a todos os irmãos no nosso caminho.

Oração a São João Batista:

Ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas, para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciaste com estas palavras: Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo. São João Batista rogai por nós. Amém.